quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade 4.4

ROTEIRO PARA O USO DE MÍDIAS

Dentro do Projeto Raizes Minha Raizes introduziremos o trabalho com mídias utilizadas pelas crianças, pois sempre somos nos educadores que filmamos e fotografamos. Como sugere essa atividade iremos fazer com que as crianças aprenda a mexer com esses equipamentos.

1-    Confecção da árvore genealógica – Os pais serão convidados a comparecer a escola e junto com seus filhos confeccionarão a árvore genealógica da sua família. Os alunos irão fotografar e entrevistar os pais durante essa atividade;

2-    Entrevista sobre a família – O aluno entrevista o colega perguntando quem é sua família. A criança entrevistada responde e representa com bonecos sua família, enquanto outra criança fotografa a entrevista;

3-    Apresentação do globo terrestre – Os alunos irão fotografar a professora apresentando o globo terrestre, o Brasil e os Estados;

4-    As crianças fotografaram os próprios pais e a exposição do Novembro Negro realizada pela escola.


Objetivos:
- Que o aluno aprenda a utilizar uma mídia,
- Participe ativamente da produção de uma mídia,
- Relembre aprendizagens importantes adquiridas por meio do projeto Minhas Raízes.


Finalização: produziremos com o B – II um vídeo com as fotos tiras pela as crianças para mostrarmos a elas e aos pais.

Atividade 4.3

   
Uso sempre as tecnologias com os alunos, principalmente a máquina fotográfica, em minha sala fotografamos e filmamos os alunos em quase todas as atividades, é uma forma muito importante de registro, costumo em todas reuniões mostrar para os pais uma apresentação em vídeo da criança dentro da escola (devolutiva), valorizando assim a auto estima através da auto imagem, construindo uma parceria com os pais necessária para a aprendizagem da criança. No final do ano montamos um vídeo individual de cada criança para que eles tenham gravados, alguns momentos dos filhos na escola, são momentos que os pais não podem estar juntos, mas podem ver através das fotos.

SÍNTESE DO TEXTO: “O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO”

As mídias nos dias atuais são de grande importância para a sociedade. As tecnologias esta constantemente em nossas vidas podem usar um celular para tirar fotos, criar um pequeno vídeo, sem ter tantos instrumentos tecnológicos.
Mas sabemos que as mídias se não forem usadas corretamente não há benefícios para educação, cabe a nós educadores direcionar nossos alunos, para que usem as tecnologias corretamente, que as mídias sejam um caminho para que eles consigam ler o mundo como um todo, fazendo com que eles se tornem cidadãos críticos, que possam mudar sua realidade.
O educador tem um papel muito importante nessa mudança, orientar, planejar, direcionar seu aluno para que busque as mídias como: jornal, rádio, internet, TV, como uma ferramenta de grande importância em sua aprendizagem

Atividade 4.2

 “NAVEGANDO PELAS MÍDIAS DIGITAIS”
Ao acessar o portal do professor navegamos por vários áudios e encontramos uma variedade de recursos pedagógicos envolvendo as mídias, no portal e muitas informações e sugestões que facilitam o nosso trabalho (professor). Ele torna-se uma fonte de pesquisa que complementa nosso aprendizado. Visitamos os áudios:
Cuide bem dos livros: fala sobre a conscientização e a importância da preservação dos livros, a importância da leitura e o prazer de ler, fala também da campanha da conservação do livro em todo Brasil:
Momento Brasil: fala sobre o Governo de Juscelino e a construção de Brasília para o desenvolvimento da região central do Pais.
Dengue: que se inicia com um poema Ensinamento de Adélia Prado onde fala sobre o sentimento e logo em seguida da Dengue sobre as orientações e de como se prevenir da dengue e a importância do leite materno.
Literatura infantil: É a história do advogado e da professora que se encontram a bordo de um pequeno barco. O advogado, orgulhoso de seu conhecimento pergunta ao barqueiro: “Você entende de leis?” Diante da resposta negativa do barqueiro ele lamenta: “Perdeu metade da vida”. Em seguida, a professora pergunta ao barqueiro: “Ao menos sabes ler e escrever?” Diante  da também resposta negativa ela lamenta: “Perdeste metade da vida”. Logo depois, um grande movimento nas águas faz o barco virar e o barqueiro pergunta aos dois: “vocês sabem nadar, não é?” Diante da resposta negativa de ambos, o barqueiro lamenta: “Que pena, pois vão perder toda a vida!” Não existe conhecimento melhor ou pior, apenas saberes diferentes.
Enfim são vários assuntos interessantes mais nos queríamos entrar em outro áudio que era do Curso para deficiente, mas estava temporariamente fora do ar, que pena! Navegar muitas vezes é como fazer uma daquelas viagens que vamos decidindo rumos a partir das paisagens do caminho, contemplando e admirando a “natureza” ao redor. Tudo parece uma sucessão de eventos sintonizados, perfeitos e óbvios. “Entretanto, não poucas vezes, o que parecia óbvio se transforma em equívoco, em desencontro, parecem que começamos a enfrentar “estradas esburacadas,” acidentes” ou ruas sem saída. Assim foi a experiência no Portal do Professor. O legal é que esta viagem é tão fascinante, que sempre acreditamos que vale a pena tentar de novo e voltamos  à estrada para uma nova viagem que, com certeza, será de alguma forma recompensada. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica. Nos tempos de hoje precisamos buscar novos conhecimentos para acompanhar o mundo atual (mídia digital) e trabalhar com os alunos usando esses recursos é muito fascinante e gratificante, pois a curiosidade faz com que eles aprendam muito.

Atividade 4.1

CONHECENDO OBJETIVOS EM MULTIMÍDIA

Após assistir o vídeo “O Passo” do professor Lucas, percebi que o trabalho em grupo é muito importante, mas tem que ser dividido corretamente, o que cada componente tem que fazer, um ponto muito importante é o respeito ao tempo e as orientações.
Para desenvolver um projeto em grupo, o educador tem que dividir a turma em pequenos grupos, com orientações claras, tendo como objetivo o desenvolvimento da autonomia, onde os alunos se tornem responsáveis para desenvolver o trabalho conforme a orientação do educador, onde o aluno busque as informações no tempo previsto, troque as idéias com os demais componentes do grupo para concluir o projeto.
Ao realizarmos a atividade 3.4 utilizados as tecnologias, como máquinas fotográficas, filmadora, TV, DVD, computador.
A tecnologia é uma ferramenta muito importante, principalmente o uso da internet, onde os alunos podem fazer pesquisas , trocar informações através de mensagens , fazer pequenos vídeos , digitar e imprimir textos.
Tentamos montar junto com o B - II um video utilizando so sons baseado nos videos assistido e em um clipe da Xuxa, mas não estou conseguindo postar. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade 3.1

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA

Desenvolvemos uma prática dialógica com meus alunos, pois não são só eles que aprendemos com os educadores nós também aprendemos com eles, através do diálogo eles trocam idéias, todos os dias têm assuntos diferentes, e eles nos trazem muitas histórias relacionadas ao assunto, dúvidas idéias e curiosidades. Nós educadores temos que deixar nossos alunos se expressarem, pois com isso estamos ajudando eles a não terem medo de colocarem idéias. A criança não tem medo de dizer o que sente, por esse motivo devemos incentivar constantemente para que eles falem tudo que tem vontade.

domingo, 6 de novembro de 2011

Apresentação Passeio Ecologico - Atividade 3.2

http://www.slideshare.net/valeriacvn/passeio-ecolgico-10040333

Atividade 3.2

PASSEIO ECOLOGICO


            Essa atividade também faz parte do Plano de Ação da nossa escola a cada dois meses trabalhamos com um material reciclável como plástico, óleo de cozinha, papelão, pilhas, através de cartazes, comunicados e até criando objetos. Passearmos pela escola e observarmos e natureza e tudo que tem em torno dela, durante o ano realizamos diversas conversas sobre reciclagem e Meio Ambiente, produzimos varias coisas com matérias reciclável desenvolvendo sempre um vinculo diferente com o aluno.

Objetivo: Que a criança diferencie o que é natureza e o que não é o que é lixo reciclável e o que não é bem como o que cada um de nós pode fazer para diminuir o acúmulo de lixo no planeta terra. Após uma roda de conversa onde a criança identificou o que é natureza e o que não é o que é lixo reciclável e o que não é, que objetos podemos separar em casa e trazer para o cesto de coleta da escola, partimos para um passeio ecológico identificando na área escolar tudo que fosse natureza (plantas, terra, bichos, frutas, pessoas, etc.).  

Desenvolvimentos:
- Árvore com resíduos recicláveis;
- Roda de Conversa - Planeta terra doente;
- Conhecendo o cesto para coleta de recicláveis;
- Lixo como monstro que quer nos engolir;
- Professora leva recicláveis para crianças colocarem no cesto da coleta;
- Crianças levam Recicláveis de casa para o cesto da coleta.

Segue fotos e apresentação das atividades nos Blogs:

 
 
 

 

 



Uma das últimas atividades realizada pelo B-II utilizando material reciclável e que achemos bem legal e acredito que as crianças também, foi construção de um ônibus e um carro de caixas de papelão para trabalharmos a semana do transito. Primeiramente pintamos as caixas, depois montamos uma rua para trabalharmos sentidos e a faixa de pedestre. Nós divertimos muito além de aprender.
Segue as fotos da atividade:   



  


Atividade 3.5



            O currículo abrange aprendizagem como um todo respeitando sempre a faixa etária, as tecnologias fazem parte do currículo, pois é uma das ferramentas importantes que nos auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem, pois até o simples tirar foto ou filmar as atividades ajudam a criança a se ver, valorizar sua participação nas atividades, o que a ajuda na construção de sua identidade, auto-estima.
            Podemos dizer conteúdos que foram trabalhados nos projetos que fizemos, fazem parte do currículo formal, pois é uma junção de tudo que trabalhamos no dia-a-dia com os alunos.
            Então, para mim, o currículo são um conjunto de saberes  que auxiliam os educadores na hora de planejar e avaliar as aulas, pois na Educação Infantil fazemos uma integração com  que  eles nos trazem e o que temos para lhes ensinar, na maioria das vezes aprendemos juntos, pois as crianças pequenas falam tudo o que vê eles aprendem muito rápido.

Apresentações Pendentes: Projeto Comer Comer - Atividade 2.8 e Projeto Raizes Minhas Raizes - Atividade 3.4

http://www.slideshare.net/valeriacvn/projeto-minhas-razes

http://www.slideshare.net/cefaka/ativ2-8-projeto-comer-comer-9756346

Desculpe pela demora mas só agora aprendi postar apresentações, espero que gostem. Bjs

domingo, 23 de outubro de 2011

Paginas do Livrinho


Capa ilustração feita pelos pais


Atividade utilizando espelho e grão ou bolinhas de crepon para representar a idade


Recortar e colar na pagina anterior








Atividade 3.3

PROJETO: “MINHAS RAÍZES”

1. Identificação

Nome das Cursistas: Fernanda Maria, Fábia Cristina, Célia da Silva, Karina Ramos, Valéria Coutinho Villa Nova
Nome das Escolas: EPG Patrícia Galvão – Pagú - EPG João Balbino Filho
Séries: Maternal – 30 alunos / Berçário II – 25 alunos
Professores envolvidos: Fernanda e Fábia, Célia, Karina, Valéria


2. Problemática a ser estudada/ Definição do Tema

Tema: “Minhas Raízes”
Decidimos trabalhar esse projeto tendo em vista que a família é o primeiro ponto de referência para a criança, e que é a partir das relações que estabelecem com a realidade em que convivem, com o meio familiar e com as pessoas que se relacionam no cotidiano, que as crianças passam a "ler" e compreender o mundo.


3. Justificativa
Reconhecendo a escola como mediador entre o aluno e sua família, o projeto “Minhas Raízes” tem como objetivo  valorizar o relacionamento entre pais e filhos, fazendo com que a criança busque informações no seu lar sobre sua história,  com o auxilio dos   pais que participam do projeto enviando informações  e respondendo as pesquisas feitas pelas  educadoras.


4. Objetivo(s)

  • Conhecer diferentes culturas através do levantamento de características interessantes do local de origem de cada criança ou sua família;
  • Desenvolver identidade e auto-estima; 
  • Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
  • Distinguir todos os membros da família e saber a posição de cada um no lar.
  • Desenvolver respeito à diversidade; trabalhar convívio familiar e escolar.
  • Possibilitar o conhecimento de suas raízes e das relações de parentesco;
  • Estimular a iniciativa; orientação familiar (realizar de acordo com a necessidade específica de cada criança);
  • Desenvolver observação da diversidade, diferenças, deficiências, potencialidades.

5. Conteúdos

- Desenvolvimento da oralidade,
- Quantidade,
- Pesquisa,
- Árvore Genealógica,
- Localização geográfica.


6. Disciplinas Envolvidas

- Autonomia e Identidade,
- Matemática,
- Linguagem Oral e Escrita,
- Natureza e Sociedade,
- Artes.


7. Metodologia/Procedimentos/Cronograma

  • Realizar uma pesquisa, junto aos pais, para identificar características de cada família;
  •  Leitura dos livros: “De onde eu vim”, “Quem sou eu?”;
  • Criações de desenhos, recorte e colagens de figuras que representem sua família;
  • Sondar origem das famílias. Apresentar características interessantes do Estado ou região de origem de cada criança e sua família;
  • Destacar a região dentro do mapa do Brasil;
  • Providenciar mapa do Brasil para ir apontando e identificando junto com as crianças as regiões focadas durante o processo, desenvolvendo a noção de norte-sul (em cima, embaixo), leste, oeste (direita, esquerda, um lado, outro lado);
  • Ajudar a criança a resgatar histórias familiares com a ajuda da família (episódios interessantes, cômicos, tristes, etc.);
  • Oferecer à criança material para que forme sua família com bonecos, estimulando a construção de histórias familiares a partir dos bonecos, de acordo com as histórias resgatadas com a ajuda da família ou lembradas pelas crianças;
  • Realizar rodas de conversa dando oportunidade à expressão de cada criança de igual forma, incentivando a contação de histórias familiares atuais e resgatadas, bem como desenvolver o entendimento das relações de parentesco;
  • Construção de uma árvore genealógica coletiva com a participação dos pais;
  • Confecção do livro da vida (anual).

8. Recursos a serem utilizados

- Mapa Conceitual,
- Revistas,
- Músicas,
- DVD´s,
- Filmagens,
- Maquina Fotografica,
- Livros.


9. Registro do Processo

- As atividades realizadas durante o projeto serão registradas por meio de máquina fotográfica digital.


10. Avaliação

- Observação dos alunos,
- Anotações (registro),
- Trabalhos realizados pelos alunos.


11. Resultados Esperados

Esperamos que, ao final do projeto, os alunos ampliem seu conhecimento de mundo.


12. Referências Bibliográficas 


CAMARA, Sergio. De onde eu venho? São Paulo: Escala Educacional.
RODARI, Gianni. Quem sou eu? São Paulo: Salamandra, 2005.

BLOGS:




PESQUISA MINHAS RAÍZES

Srs. Pais:
Estamos iniciando um novo projeto com nossos alunos, intitulado “Minhas Raízes”, visando promover um maior conhecimento sobre a família de cada um. Para isso pedimos a colaboração dos Srs. pesquisando e respondendo, junto com seu(sua) filho(a), as seguintes perguntas:

Meu nome (aluno): _________________________________________________

Quem escolheu? Por quê? ____________________________________________
_________________________________________________________________

Em que dia nasci? Onde? ____________________________________________

Nome dos meus pais:
_________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Onde nasceram? ___________________________________________________

Tenho irmãos? Como se Chamam? ____________________________________
_________________________________________________________________

E tios (as)? Quantos?________________________________________________

Meus avôs são: ____________________________________________________
_________________________________________________________________

Comente um pouco sobre sua família. Sua origem (de que lugar do Brasil ou do mundo), quem são os parentes mais próximos, o que gostam de fazer quando estão reunidos, etc.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

Realize uma pesquisa na internet, revistas, ou junto a seus parentes, algumas características da região de origem de sua família.

Ex.: Bahia: comida típica, cultura, clima, principal crença, brincadeiras, etc.
_________________________________________________________________
________________________________________________________________



ÁRVORE GENEALOGICA (fotos ou nomes)


                                                                            Obrigada por sua colaboração! Educadoras.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Avaliação

AVALIAÇÃO DO PROJETO: “COMER, COMER”
O projeto foi realizado com o Maternal B e C da tarde e com o Berçário A da manhã iniciamos com a leitura do livro “O que é educação alimentar?”.
E a partir dai começamos a avaliar desde a observação das crianças como o interesse a participação dos mesmo.
Após a leitura fizemos uma roda de conversa e identificamos a preferência alimentar de cada aluno. Fizemos também um cartaz, onde cada aluno procurou em revistas a figura de um alimento para recortar e colar.
Fizemos com eles um mapa conceitual, onde os alunos colocaram o que gostavam de comer em cada refeição, e quais são alimentos saudáveis e os não saudáveis.
O tempo de realização do projeto foi uma semana, mas os alunos conseguiram interagir bem durante as atividades, mostraram-se bastante interessados pelo assunto.

Relatório de Desenvolvimento do Projeto Comer Comer


RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
            Temos como rotina todos os dias ler uma história, nessa semana falaremos sobre os alimentos, vamos conhecer, recortar, colar, pintar, comer, tocar e até plantar. As crianças prestam muita atenção ao que as professoras apresentam a eles.
No primeiro dia mostramos figuras de vários alimentos e falamos um pouco sobre cada um deles, sempre perguntando a criança se gosta, já comer, o que é, se é doce ou salgado, etc...

Berçário
Maternal

Depois pedimos para que as crianças procurassem figuras de alimentos em revistas.

Maternal

Berçario

- No segundo dia conversamos sobre legumes e verduras. (almoço)

- Visitamos a Horta















- As crianças pintaram frutas fruta do dia. (banana)

- No terceiro dia apresentando algumas frutas e juntos fizemos uma salada

Berçário

Maternal
- As crianças escolheram a figura que estava na parede da fruta que mas gostavam e levam para casa.
Berçário
- No quarto dia brincamos de comidinhas. (faz de conta)

- Mexemos na terra, plantamos sementes e conversamos sobre preservar a natureza para sempre temos alimentos saudáveis.


- No quinto dia montamos o mapa conceitual considerando tudo que avimos conhecido.